top of page

Logística 4.0: como a tecnologia e a automação beneficiam as operações

A Logística 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, foi e é muito falada pelo mercado. Essa evolução veio com o objetivo de automatizar e englobar tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) para tornar os processos mais ágeis e a coleta de dados mais inteligente.

Quando implementada, ela oferece melhorias na produtividade, maior eficiência e qualidade nos processos, além da redução significativa de custos. Além disso, ela facilita a tomada de decisões importantes para a execução das ações realizadas, pois utiliza a coleta de dados para promover mais inteligência.


A Indústria 4.0 é a etapa evolutiva da indústria que foca em tecnologia, mas já falamos também sobre a Indústria 5.0, que surge para manter o equilíbrio entre o tecnológico e o sustentável.


Neste conteúdo vamos te explicar em detalhes sobre essa evolução na indústria, suas vantagens e como ela pode tornar a sua empresa ainda mais inovadora.


O que é Logística 4.0?


A Logística 4.0 tem como base a Indústria 4.0, que utiliza a tecnologia como aliada para tornar os processos operacionais mais inteligentes. Dessa forma, é possível criar um sistema de produção eficiente, coeso e automatizado que oferece alta visibilidade das atividades exercidas, mitigando erros manuais e processos ineficientes.


Tudo isso, quando aplicado na logística, torna os processos mais otimizados, produtivos e eficientes, isso porque o uso de equipamentos para automação e o uso de sistemas para tornar a coleta de dados mais inteligente torna a cadeia logística mais produtiva.


Sendo assim, podemos dizer que a Logística 4.0 considera também as mesmas premissas da Indústria 4.0, que busca aplicar de maneira parcial, mais agilidade, mais inteligência, menos erros e uma tomada de decisão baseada em dados e em equipamentos automatizados.


Como funciona a logística 4.0?


Para funcionar, esse modelo necessita integração de tecnologia e sistemas, juntamente com os processos logísticos. Assim, será possível aproveitar todo o potencial que a automação, Internet das Coisas e Inteligência Artificial podem oferecer.


Ela funciona com base em uma rede conectada a diferentes áreas, que estão dentro e fora da empresa e incluem a produção, o comercial, o estoque, transportadores e até mesmo o controle descentralizado que envolvem as operações logísticas.


Tudo isso é ligado por meio da tecnologia que reúne sistemas ciber-físicos, equipamentos autônomos, dispositivos inteligentes e inteligência artificial, para que juntos possam ter capacidade de tomar decisões.


Pode parecer complexo, mas, na verdade, todo o funcionamento da Logística 4.0 é conduzido em camadas que consideram a integração de sistemas, se concentrando no uso de tecnologias inovadoras e eficientes.


A união dessas tecnologias permite otimizar todo o ecossistema logístico e conquistar excelentes resultados como: redução do processamento de encomendas, dados mais precisos, mais agilidade nas entregas, maior capacidade, flexibilidade e produtividade em diferentes etapas da cadeia logística.

Tecnologias utilizadas no processo logístico 4.0

Para que todo o processo logístico funcione de maneira eficiente e integrada, é essencial contar com diferentes tipos de tecnologia e, ao contrário do que muitos pensam, as possibilidades são diversas. Confira abaixo as principais.


  • Big Data: sim, essa é uma tecnologia que pode facilitar a integração e aplicação da logística 4.0 na sua empresa. Com ela é possível ter uma visão mais estratégica e abrangente da cadeia de produção, mesmo com a infinidade de dados e informações gerados a todo momento.


  • Cloud Computing: apesar de não ser tão conhecida, ela que vem ganhando espaço na gestão de operacional. Isso porque ela permite que muitos processos ganhem versões virtuais. Isso se torna essencial para a logística, pois facilita o gerenciamento de dados e informações importantes para a execução dos processos, além de permitir a coleta, armazenamento e disponibilização muito mais rápida e segura de informações, que podem ser acessadas de qualquer lugar e dispositivo.


  • Internet das Coisas: sua função é conectar todos os equipamentos utilizados nos processos à internet. Dessa forma, eles podem atuar de maneira automatizada, seguindo as orientações determinadas pelo sistema. Assim, a Internet das Coisas promove maior produtividade e redução de custos operacionais dos processos.


  • Inteligência Artificial: talvez uma das mais conhecidas atualmente, permite que as máquinas tomem decisões de forma automática durante a execução de tarefas ou processos. Além disso, ela possibilita prever e antecipar comportamentos e problemas que possam afetar o desempenho logístico. Vale ressaltar ainda que a inteligência artificial ajuda a oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes devido sua análise inteligente de informações e dados.


  • Machine Learning: essa tecnologia permite que as máquinas aprendam de forma automática com base nas informações coletadas e, com isso, possam trabalhar de forma autônoma. Assim, ao utilizar essa tecnologia em seus processos logísticos você consegue mais precisão dos dados e estoques.


A importância da logística 4.0 para a sua empresa


Como você pôde perceber, esse modelo logístico chegou como uma nova fase para esses processos que envolvem diferentes etapas como recebimento, armazenamento, roteirização, separação, armazenamento e entrega de encomendas. Mas, como isso impacta a sua empresa e os processos realizados diariamente?


Ao implementar esse tipo de logística na sua empresa você consegue contar com processos mais transparentes, eficientes e de comunicação simplificada. Dessa forma, você se destaca no mercado de maneira estratégica e competitiva.


Além disso, o uso das tecnologias inteligentes proporciona maior controle das atividades, tornando os processos logísticos mais produtivos e otimizados.


Vantagens de contar com a Logística 4.0 Pitney Bowes


Se o objetivo da Logística 4.0 é modernizar e planejar, de forma estratégica, o fluxo de suprimentos, na Pitney Bowes, desenvolvemos soluções únicas que contemplam todas as etapas do processo logístico, de forma inteligente e automatizada para tornar a sua operação mais rentável e eficiente Entenda como podemos te ajudar:


  • Redução de custos e otimização de tempo

Tornar os processos logísticos ágeis e otimizados pode não ser uma tarefa fácil. É preciso identificar quais são os gargalos e planejar de forma eficiente quais soluções devem ser implantadas na sua empresa, pensando a longo prazo e no melhor uso de cada equipamento.


  • Maior eficiência operacional

Um dos maiores objetivos da logística 4.0 é otimizar e melhorar a eficiência operacional da área, de maneira que os produtos sejam disponibilizados e distribuídos o mais rápido possível.


Sendo assim, a automação e integração entre processos e dados permite uma visão mais ampla de cada etapa do processo logístico. E mais do que isso, com o aumento da eficiência operacional você consegue diminuir os gargalos que atrapalham a continuação da cadeia logística. A Linha One Ship possui equipamentos indispensáveis para a implantação de um sistema logístico mais eficiente, com automação no processo de cubagem, expedição e até mesmo separação das encomendas por rotas.

.

  • Redução de perdas e risco de erros manuais


Processos eficientes, integrados e otimizados contribuem significativamente para a redução de custos, perdas e desperdícios não só de matéria-prima, mas também de mão-de-obra. Assim, você economiza, sem perder a produtividade e qualidade nos seus processos.


Além disso, equipamentos que fornecem dados precisos e em tempo real, permitem que a coleta de dados para cubagem de encomendas seja mais eficiente. Outro ponto importante é planejar a implantação de automação em diferentes etapas da cadeia logística, tornando as equipes mais estratégicas para processos mais importantes.


A Logística 4.0 chegou para tornar tudo isso possível e de uma forma simplificada, prática e otimizada. Por isso, é essencial que você conte com uma empresa especializada no setor e que te ofereça soluções logísticas personalizadas, como a Pitney Bowes. Assim, você consegue focar em ações mais estratégicas, tornando tudo o que é operacional mais automatizado.


Comments


bottom of page