top of page

Indústria 5.0: Como ela ajuda a gerenciar melhor as equipes logísticas?

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Você já ouviu falar na Indústria 5.0? Evolução da Indústria 4.0, esse conceito complementa todos os conceitos já conhecidos sobre a automação de processos e uso de ferramentas tecnológicas e soma abordagens sustentáveis e centradas no indivíduo.


Uma pesquisa divulgada recentemente, denominada Industry 5.0: A Survey on Enabling Technologies and Potential Applications, indicou que o panorama da Indústria 5.0 vislumbra novas abordagens resilientes, sustentáveis e centradas no ser humano, em diversas aplicações emergentes. Isso significa que, em diversos setores, as equipes poderão ser melhor gerenciadas com o apoio de tecnologias inovadoras.


Para entender melhor sobre o tema e descobrir como a Indústria 5.0 facilita o gerenciamento logístico, explicamos a seguir como aplicá-la em sua operação.


O que é Indústria 5.0?


Como citado anteriormente, a Indústria 5.0 é uma evolução da Indústria 4.0. Ela é focada em estratégias e transições baseadas na economia circular e, principalmente, na sustentabilidade.


Isso não significa que ela é direcionada apenas para a conservação e manutenção do meio ambiente, mas prioriza a otimização de recursos, insumos, pessoas e processos, além do desenvolvimento de soluções inovadoras, diferentemente da era 4.0, baseada na digitalização, integração e conexão do mundo lógico e físico utilizando Internet das Coisas e Inteligência Artificial.


Já a Indústria 5.0 surge com novas tecnologias que melhoram a capacidade de imersão, interconexão e hiper personalização dos processos. Com isso, promove uma experiência ainda melhor durante a execução das atividades.


O objetivo dessa nova fase é ir além da produtividade, eficiência e vantagens que a Indústria 4.0 oferece, focando muito mais em tornar a tecnologia um aspecto de integração e capacitação, tornando os processos mais sustentáveis.


Por isso, é esperado que surjam, em breve, sociedades digitais que utilizem a inteligência humana aliada à criatividade para desenvolver robôs e equipamentos colaborativos, cognitivos e inteligentes.


Qual a importância da Indústria 5.0 no gerenciamento de equipes logísticas?


A pesquisa da ScienceDirect, Industry 5.0: A survey on enabling technologies and potential applications mostrou que a Indústria 5.0 traz para essa nova era abordagens sustentáveis, resilientes e principalmente, centradas em pessoas.


Dessa forma, as equipes de diversas áreas poderão ser melhor gerenciadas graças às tecnologias inovadoras. Além disso, ela proporciona processos ainda mais automatizados e, com isso, essas equipes conseguirão ter papéis mais estratégicos.


Isso vale, principalmente, para o setor logístico, que passa a contar com soluções voltadas alcançar o desperdício zero, defeitos, retrabalhos e customização de massa. Vale destacar ainda que, com a automatização, os colaboradores garantem maior otimização de diferentes etapas da cadeia logística, reduzindo os erros manuais e conseguindo operar etapas mais complexas da área.


Ainda sobre sua importância para as equipes logísticas, vale acrescentar que os equipamentos passam a oferecer dados ainda mais precisos, como os de cubagem, por exemplo. Além disso, é possível conectar e integrar a categorização e roteirização das encomendas em softwares WMS, ERP ou TMS, todos por via de um sistema WebService.


Sendo assim, podemos dizer que a área logística e todos os processos envolvidos nela podem se beneficiar significativamente da nova fase tecnológica.


Quais as vantagens a Indústria 5.0 traz para a área logística?


Quando bem implementada nos processos logísticos, é capaz de otimizar custos, já ela permite, a longo prazo, que você conduza seus processos de forma mais assertiva, econômica, e consequentemente, mais lucrativa.


Além disso, um dos objetivos é conectar e integrar a automação de diferentes etapas na cadeia logística com o potencial e capacidade de execução humana. Dessa forma, possibilita que os colaboradores atuem de forma mais estratégica, tornando a participação humana ainda mais presente de forma sustentável, já que há redução significativa de custos nas operações.


Por fim, a automatização dos processos logísticos vai garantir que a sua empresa aumente os níveis de entrega, melhorando-os de forma exponencial.


Como a Pitney Bowes facilita os processos logísticos na Indústria 5.0?


A Pitney Bowes busca sempre levar o que há de mais moderno, inovador e tecnológico para o mercado. Oferece equipamentos para classificação de encomendas e pacotes automáticos, cubagem precisa de pesagem de volumes e dimensionamento, além de projetos customizados para diferentes necessidades de negócio.


Tudo isso para que seus processos logísticos aproveitem o que há de melhor na Indústria 5.0, com soluções 100% personalizadas para atender suas necessidades e ampliar seu alcance no mercado.



bottom of page