top of page

Cubagem pode maximizar a eficiência do armazenamento nos CDs

Atualizado: 4 de jul.

Uso eficiente do espaço resulta em uma redução nos custos associados ao armazenamento, diminuindo despesas de aluguel ou propriedade do armazém





Cubagem é o processo que se refere à medição do peso e do volume de uma carga, chegando ao cálculo exato do volume que ela ocupa no meio de transporte. Ela é essencial para otimizar o espaço e o peso dos veículos de transporte de cargas, evitando o desperdício de recursos, reduzindo custos e os riscos de acidentes.


Segundo explica Rafael Gomes, Regional Sales Manager da Pitney Bowes, a cubagem agrega muitos benefícios para sua operação: melhor aproveitamento do espaço dos veículos e da distribuição das mercadorias quanto ao seu peso, facilitação do manuseio e contribui com agilidade das entregas. “Ela é fundamental para manter os caminhões dentro do limite de peso, o que evita multas ao passar na balança durante as viagens”, afirma Rafael. 


Porém, de acordo com o executivo, as vantagens não se resumem somente ao transporte. Elas se estendem também à eficiência do armazenamento nos Centros de Distribuição: “Primeiro pela otimização de espaço, já que ela permite aos operadores de armazenamento maximizar o uso do espaço disponível nos CDs. Ao considerar não apenas o peso, mas também o volume real de cada item, é possível organizar e empilhar mercadorias de maneira mais eficiente”. 


Ainda, o uso efetivo do espaço resulta em uma redução nos custos associados ao armazenamento, afinal, menos espaço desperdiçado significa que mais mercadorias podem ser armazenadas, reduzindo os custos de aluguel ou propriedade do armazém. “Além disso, o conhecimento preciso das dimensões dos itens facilita a organização do espaço de picking. Isso porque determinadas embalagens podem ser armazenadas em locais específicos, reduzindo o desperdício de espaço e otimizando o processo”, complementa Rafael.


Para o executivo, com uma informação eficiente das mercadorias, as operações de carga (recebimento), armazenagem, picking e descarga (expedição), tornam-se mais ágeis, contribuindo também para a redução do tempo de processamento e para a melhoria na eficiência operacional (com dados reais e fidedignos). Rafael lembra que a cubagem torna o acesso mais fácil e rápido aos produtos, graças à organização proporcionada.

“A gestão das informações de peso e volume facilita a adaptação a variações na demanda. O layout do armazém também pode ser ajustado de acordo com as necessidades sazonais, garantindo flexibilidade operacional”, conclui Rafael.

Comments


bottom of page